segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

A influência da velocidade de gravação na leitura dos jogos

O foco nesse artigo será principalmente a leitura e gravação de jogos de PS2, mas se aplica a outros vídeo games. Abaixo tem um tutorial de como gravar jogos de PS2 em velocidades menores.

O Playstation 2 é um console um tanto problemático, ainda mais hoje que não se vê mais muito desses novos no mercado. É bastante comum ouvir reclamações que o PS2 não lê isso, que ele não lê aquilo... Ok, é só trocar o leitor. Mas e quando nem trocando o leitor ele fica perfeito? Aí tem vários procedimentos que podem ser feitos, tipo, apenas limpar a lente com cotonete umedecido com álcool isopropílico, ou... O procedimento mais arriscado: mexer no potenciômetro do leitor. Saiba mais sobre a regulagem do potenciômetro de PS2.

Trocando o leitor do meu Play 2.
Você pode tentar regular o trimpot (potenciômetro/resistor) de DVD sem multímetro, mas é arriscado pq o trimpot é aquilo que regula a resistência elétrica do leitor, e se ele estiver muito fora do lugar, seu Play 2 pode ficar inutilizável.
Eu regulei o trimpot de DVD do leitor do meu PS2 em casa, sem multímetro. Mas é claro que não ficou tão bom pq, agora ele não lê CDs comprados, só quando eu gravo. Para ter precisão total só usando um multímetro.

O que eu fiz foi um improviso muito bem feito por sinal, ouvi casos de pessoas que queimaram o console fazendo isso. Mas então, o que fazer se o Playstation 2 não lê os jogos que eu compro? Você pode escolher entre comprar jogos originais ou gravar os jogos em casa. Jogos originais de PS2 acho que nem existem mais no mercado, então a segunda opção é mais viável.


Velocidade de gravação

Vamos ao conceito de velocidade de gravação dos jogos. Um DVD pode ser gravado em várias velocidades diferentes, que vai desde 1x até 52x ou mais, dependendo do gravador. Os leitores dos PCs em geral podem gravar mídias roxas comuns de 4x a 12x (meu caso). 
Muitos artigos por aí dizem que tudo depende da qualidade da mídia e tal, mas não é bem assim. Exemplo: Se você pegar um CD que dizem ser o melhor que existe, e gravar uma imagem iso em velocidade de 52x, vai ficar pior que CD de camelô. 
Os DVDs piratas prejudicam tanto o leitor dos aparelhos não muito pelo fato de ser mídia roxa, e sim pela velocidade de gravação. DVDs gravados em velocidades altas forçam o leitor, o que acaba por desgastar o aparelho/console. Os camelôs gravam jogos em massa, ou seja, eles só pegam um DVD virgem, tacam no PC e gravam a iso na velocidade mais alta que o gravador suportar... Pq tempo é dinheiro, e quanto mais rápido eles conseguirem gravar, mais jogos vão vender.

A gravação de um jogo é como escrever um texto. Quando escrevemos devagar, a letra sai bem legível, é fácil de entender e fica estético. Agora se escrevemos com pressa, a letra fica feia, e não dá pra entender quase nada do que está escrito. É basicamente isso: Quanto mais rápida a velocidade de gravação, mais difícil vai ser pro leitor "entender" o que está escrito. 

Para gravar um jogo de qualidade em casa, você não precisa comprar aquele DVD virgem prateado de 50 reais, basta comprar um DVD roxo qualquer e escolher a menor velocidade de gravação que ele já fica bom. A qualidade da mídia praticamente só influencia na durabilidade física do CD. É claro que se o DVD tiver uma qualidade maior ele poderá ser gravado em velocidades menores que 4x, só que os DVDs roxos gravados em 4x já dão um baile nos jogos de camelô. Eu gravo jogos de PS2 com DVDs de marcas comuns, como Nipponic ou Maxprint... Quase sempre uso Nipponic pq é o que o mercado vende. Não me importo com a marca do CD.

Para gravar um jogo de PS2 em casa, você vai precisar de:

- 1 DVD virgem (mídia roxa);
- Software Ultraiso;
- 1 imagem iso de um jogo de PS2.

Obs: Só funciona em Playstation 2 desbloqueado.

Lembrando que: Qualquer programa de gravação de DVD deve ter uma opção para controlar a velocidade de gravação. Entre esses estão ImgBurn, Alcohol 120%, Nero, CDBurnerXP, A Shampoo Burning Studio Free, e muitos outros. Se o seu programa não for o Ultraiso, use um desses para gravar que terá o mesmo resultado. 
Considero o ImgBurn como o melhor programa grátis para gravação de ISOs, porém lembre-se de entrar direto no programa para gravar, não usar o atalho de clique direito sobre a imagem iso.

Gravando um jogo de PS2 em velocidade menor com Ultraiso

Antes de tudo, você já deve ter a imagem iso do jogo no computador. A vários tutoriais por aí que ensinam como criar uma imagem iso de um CD qualquer. Então vamos para a parte da gravação:

Localize a imagem ISO do jogo que você quer, use o clique direito nela e clique em 'Gravar imagem em CD/DVD...'

↓ O programa vai abrir essa janela. Você pode inserir o DVD virgem agora, ou antes se preferir. Na ala 'Velocidade', escolha a velocidade de gravação desejada depois de inserir o DVD. Prefira a menor velocidade que o programa oferecer... No meu, a menor velocidade é 4x, então eu vou escolher 4x. 

Depois é clicar em 'Gravar' que o programa já faz o resto. Demora um pouco mais do que na velocidade máxima, mas você terá um DVD de qualidade, barato, e que não trará transtornos para o seu Play 2 desbloqueado. Para evitar perda de CDs procure não fazer nada no PC enquanto ele grava, se não pode causar travamento e erro na gravação. 

Esse método também serve para quem quer preservar o leitor do PS2 que já é bom. A qualidade da gravação dos DVDs pode aumentar o tempo de vida útil do leitor, além de ter uma emulação mais fluída e com execução limpa nas cutscenes. 

Curiosidade: Você sabia que os jogos originais são gravados em 1x? Isso significa que quanto menor a velocidade de gravação, mais o DVD se aproxima da qualidade de um original. Gravando um DVD em 4x você terá um jogo semi-original.

7 comentários:

  1. Garota Gamer mais legal e inteligente que eu já conheci,
    Por que você sorri como você sorri?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não sei, pergunta pro meu DNA, talvez ele tenha uma boa resposta, rsrs

      Excluir
    2. Tá bom, eu vou tentar...
      DNA da Garota Gamer mais legal e inteligente que eu já conheci,
      Por que ela sorri como ela sorri?

      Excluir
  2. oi tudo bem? assim como vc sou aficionado por games principalmente antigos, e sempre gravei meus proprios jogos de ps2. recentemente to passando um sufoco, ja gravei uns 200 jogos sem exagero...sempre uso alcohol 120% com midia da sony...essas frescur...em 4x e no modo de gravação RAW DAO..porém os ultimos jogos q gravei não estão lendo. percebi que o modo de gravação RAW DAO não é mais possivel só existe a opção DAO... agora nao sei...se é minha gravadora, se é a midia, pq usei uma da sony q me pareceu diferente...(estranho q tentei com outra marca de midia e em outro pc e nada)...estou pensando em estragar mais um dvd e gravar com o ultra iso como vc recomendou. Enfim, não achei suporte em nenhum forum sobre minha duvida cai no seu site sem querer e vc parece manjar muito do negócio então to te alugando um pouco ( eu pensava manjar do negócio =[ )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpe a demora para responder seu comentário, fiquei alguns meses sem moderar o blog... Mas então, se você sempre gravou jogos de Play 2 desse mesmo jeito e todos eles sempre leram pode ser o próprio leitor do PS2 que tá com problemas. Já fez o teste pra ver se ele lê normalmente todos os jogos como sempre? Há jogos que são mais difíceis de serem aceitos pelo PS2, no caso, quando tá acontecendo um problema de leitura, ele pode continuar lendo todos os outros jogos (porém com um pouco de lentidão em algumas partes), mas aqueles jogos que são mais "sensíveis" não vão funcionar. Isso aconteceu quando o meu Play 2 tava começando a dar problema, começou só com lentidão no carregamento de alguns jogos e outros mais exigentes já não funcionavam... Pode ser isso.

      Excluir
  3. Nossa, obrigado! Esclareceu minhas dúvidas sobre o assunto e me deixou mais seguro pra gravar meu jogos, pois já gravei alguns e deram xabú...

    ResponderExcluir

• Não ofenda outros usuários;
• Se houver algum problema de Layout ou links, comente.