quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Sonic & All Stars Racing Transformed - Dicas e Gameplay

Detonado em vídeo (Expert)

World Tour
• Sunshine Tour
Sonic Transformed oferece uma grande variedade de modos e personagens, lindos gráficos e dificuldade desafiante... Além de uma ampla jogabilidade para se adequar ao usuário. Posso dizer que é o melhor jogo de corrida da SEGA lançado recentemente. 

O detonado a seguir é extenso, porém está dividido em tópicos e as partes mais importantes foram destacadas em negrito e sublinhado. Vamos as dicas! 

Obs: No pé da página há um tópico especial que você só encontra aqui.

Mods 

 Cada personagem possui seus atributos, ou seja, a jogabilidade para cada um é diferente. Além disso, cada um deles possui 6 modos de jogo: Standard, Balanced, Handling, Boost, Speed e Console Mod. Você deve saber escolher o modo certo para cada pista.
Você de certo se pergunta: É possível zerar o jogo com um único personagem? ... É
Tanto que o meu detonado em vídeo é todo com o Metal Sonic. Ah, e não existe "o mais rápido de todos", como eu disse no detonado do Crash Team Racing, cada char tem suas vantagens e desvantagens. Podemos comparar o Metal Sonic e a Amy... ↓



 O Console Mod do Metal Sonic tem velocidade e turbo no máximo, mas a aceleração e a curva é muito baixa. Isso significa que o Metal Sonic é bem difícil de controlar nesse modo... E se você bater com ele no console mod, ele vai demorar muito tempo para se recuperar. Resumindo... além de ser difícil de controlar, você não pode bater. Só que nos vídeos eu não joguei no console mod é claro, eu usei o Speed pq no console a curva fica muito pesada.












 O Console Mod da Amy não tem nada a ver com o do Metal Sonic, a jogabilidade é completamente oposta. Começando que ela tem mais que o dobro de aceleração que o Metal Sonic. A velocidade e o turbo dela são menores, mas o console mod dela é mais equilibrado que o dele. Jogando com a Amy, dá pra sentir que ela é bem mais leve de controlar que o Metal Sonic... Porém ela não é tão rápida.                                                                                                                                                         
Muitos Gamers por aí dizem q o melhor é jogar com todos os personagens, mas o 
problema é que cada um tem uma jogabilidade diferente e isso pode confundir o jogador. Por isso, prefira apostar em um único personagem e saber usar todos os seus modos e recursos. Procure jogar com aquele com quem você tem mais facilidade e mais afinidade, também pq o que vale não é só velocidade, a preferência, o gostar de um personagem também conta... e muito. 
O segredo para jogar bem com um personagem é gostar dele, assim acontece a magia das 232 estrelas. Se você não gostar do personagem que escolheu nunca vai conseguir um bom resultado numa corrida. (Isso não se aplica só no All Stars Racing, se aplica em quaisquer outros jogos que se possa escolher personagens). 
Você já vai entender o porquê de conhecer os modos.


A importância da aceleração

O modo Accel. é um modo bem curioso... Só quando cheguei no Expert descobri a utilidade dele. A aceleração proporciona um drift mais rápido e aumento de velocidade acentuado. Se você for acertado no modo Acceleration, seu personagem vai retomar a velocidade muito mais rápido do que em qualquer outro modo, pois o aumento de velocidade dele vai ser acelerado. Mas ainda depende do personagem, pq tem uns que mesmo no modo Acceleration demora um tempo para retomar a velocidade. 
A aceleração é recomendada em pistas sinuosas e que exigem muito drift, exemplo Sanctuary Falls e Burning Depths. Vale lembrar que durante o drift, a velocidade fica limitada. 
O modo Acceleration também pode ser usado em pistas que apenas tenham muita curva, sem subidas, como Graveyard Gig. 
Obs: Na Burning Depths, eu sempre uso o modo Accel. do Metal Sonic, que tem 3 níveis de aceleração e 3 de curva (handling). 


Conhecendo o World Tour

Vamos aos modos de jogo. Dentro do World Tour, existem 10 tipos de corridas: 

• Battle Race: Uma corrida de sobrevivência durante 3 voltas. Cada jogador terá 3 vidas, uma vez que seu oponente te acertar você perde uma... Se perder todas as vidas significa derrota. O objetivo dessa corrida é eliminar todos os oponentes, ou ganhar em 1º lugar antes de ser eliminado. 

• Boost Challenge: Não há competidores. Nesse modo você deve chegar no último checkpoint antes de acabar o tempo... Lembrando que para cada turbo que você conseguir seu tempo é congelado. 

• Boost Race: As vezes a gente pode confundir Boost Race com Boost Challenge, mas não é a mesma coisa. O Boost Race é uma corrida, só que sem pickups (itens), isso significa que não tem como pegar coisas pra atirar nos outros. Boost Race é só velocidade... Nessa corrida de 3 voltas, o mais rápido é o que vence.

• Drift Challenge: Pura manobra! O objetivo é fazer derrapadas dentro das marcas para ganhar mais tempo no final de cada checkpoint. Não derrapando você não ganha tempo. Você deve chegar ao último checkpoint antes de acabar o tempo.

• Pursuit: Mais um desafio de sobrevivência, mas esse é um pouco diferente da Battle Race. Esse modo exige a manobragem do Traffic Attack e a resistência da Battle Race. Você tem que destruir o tanque de guerra sem deixar a vida do seu personagem acabar. 

• Race: Corrida vale-tudo com 9 oponentes. Que o melhor vença!

• Ring Race: Manobre no ar para conseguir passar por todos os anéis e chegar ao último checkpoint antes do tempo acabar... Sabendo que pra cada anel esquecido você perde um tanto de tempo dependendo da dificuldade escolhida.

• Sprint: É semelhante ao Time Attack ou Time Trial. Você deve chegar ao final da pista em menos tempo que o seu oponente.

• Traffic Attack: Desvie como puder! O objetivo é passar a última wave antes do tempo esgotar... Até lá você terá que desviar de muuuitos carros.

• Versus: Você deve derrotar cada oponente individualmente em um limite de tempo. Vale tudo, desde que você não fique muito longe do competidor. Se ficar muito pra trás, você perde mesmo antes de o seu tempo acabar.

Cada modo tem regras diferentes, ou seja, para ganhar você vai ter que jogar de forma diferente em cada um. Exemplo: O objetivo do Pursuit é destruir o tanque de guerra, e pra isso você terá que desviar dos mísseis e bombas enquanto percorre a pista. Já a Ring Race, você deve passar de avião por todos os anéis até chegar no último checkpoint.  
 Não tem nada a ver uma coisa com a outra... Logicamente, o modo do personagem que você escolher terá que ser diferente para cada um, já que são missões diferentes. 
 Para descobrir o modo que melhor se encaixa em cada missão, o ideal é ver o que cada um exige. Tipo, no Traffic Attack você tem que conseguir chegar até o último checkpoint antes de o tempo acabar, e pra isso deve desviar de todos os carros. Num modo como esse se exige mais manobra e precisão nas curvas... Muito provavelmente você vai usar o Handling ou Acceleration. Mas agora, você não pode usar o Handling no modo Sprint ou no Race, pq nesses modos o objetivo é outro.


Dificuldades

Existem 4 dificuldades no jogo: 

• Easy  (C Class): É o nível fácil. Quando você erra quase não há penalidade no tempo (em modos como Ring Race, Traffic Attack ou Boost Challenge). É ideal para crianças ou iniciantes que quase não jogam vídeo-game.

• Medium  (B Class): Dificuldade média. Jogadores de nível médio-baixo jogam nessa dificuldade. É boa para quem já tem experiência com vídeo-games mas nunca jogou esse jogo. (Aprendi a jogar nessa). 

• Hard ★ (A Class): Modo difícil. É boa para quem quer um desafio e já tem uma certa experiência no jogo. Em fases de tempo há muito mais penalidade para erros do que no Medium.

• Expert  (S Class): É o modo mais difícil do jogo, em outras palavras é o Very Hard. Recomendada para jogadores muito experientes e que ganham todas no Hard com facilidade... Literalmente para experts no assunto. Nessa dificuldade há a maior penalidade de tempo para erros em todas as corridas que tenham contagem de tempo, inclusive os recordes do modo Sprint são tempos muito menores do que das outras dificuldades. 

Vale ressaltar que em cada fase do World Tour há ☆, e a única dificuldade que dá 4 estrelas se você ganhar é o Expert. A dificuldade Expert só é desbloqueada depois que você abrir o mundo Superstar Showdown (6º e último mundo). Nesse mundo você desbloqueia 1 personagem especial. 
No jogo todo há 232 estrelas no total. Pegando todas as estrelas você habilita o console mod desse personagem... Que eu não vou dizer qual é pra não estragar a surpresa! Ha ha ha...


Dicas

Pickups: A utilidade de cada um e como se livrar

 Durante a corrida tem vários itens que podem ser usados contra os adversários. O item mais forte e mais raro de todos é o All-Star, que proporciona muita velocidade e um poder especial para acertar nos outros. Geralmente ele aparece quando você está perdendo.
 Cada personagem tem um All-Star diferente... Na tela de seleção de modo do personagem é possível ver o nível de All-Star que o personagem possui. 2 risquinhos (nível 2) significa que você terá um pouco de dificuldade para acertar o oponente com seu All-Star. 
 Esse nível de All-Star não quer dizer o tempo que você vai ficar com o poder, e sim a dificuldade de manipular o poder. Quanto menor o nível mais difícil... Saiba que mesmo mudando o modo, o All-Star vai continuar igual.

O segundo melhor item é o drone. Com o drone você pode acertar um adversário a longas distâncias pq ele tem mira automática... Mas ele pode ser despistado facilmente. Em caso de um drone estar na sua cola, você pode usar um boost ou destruir o drone com algum item (como foguete e gelo). Para despistar um drone no ar, você deve fazer uma manobra (flip foward ou flip backward), ou então usar um boost. Lembre-se que você pode criar esse boost com seu drift...

O terceiro é o gelo. Ele sempre vem em 3 vezes, assim você pode acertá-lo 3 vezes no mesmo competidor, ou sair por aí distribuindo gelo pra todo mundo, rsrs. O legal do gelo é a velocidade dele e o fato de poder jogar para trás, além de vir 3 gelos de cada vez. 
Para jogar qualquer item para trás basta segurar ↓ + A (Xbox 360) ou ↓ + botão de Fire Weapon (PC)... do PS3 eu não sei pq eu nunca joguei a versão de PlayStation 3, mas na versão de PC você pode redefinir o comando. No meu PC é a tecla C pq eu mudei a configuração original.

Foguete também é um bom item, e a vantagem dele é poder atirar num canto da pista para rebater e acertar no adversário. 

Além do foguete tem o furacão, que é usado para inverter os comandos do alvo. Esse, muitas vezes não funciona nos computadores, só em jogadores reais. Se alguém te acertar com um furacão, imediatamente inverta suas setas: use → se quiser ir para a esquerda, e ← se quiser ir para a direita. 

Luva: É um item interessante pq ele tem função defensiva. A luva te protege de qualquer coisa que te acerte enquanto ela durar. Existem 2 luvas: a marrom e a azul. A marrom só te livra de 1 ataque, já a azul te protege de todos os ataques que vierem a acontecer até o tempo dela acabar. 

Fora esses ainda tem uma porção de itens, mas que se eu explicar tudo que faz cada um vai demorar muito. 


Super Pickup: É um item especial que você pode encontrar em uma parte de difícil acesso da pista. Nele podem vir coisas como 3 boosts, 6 gelos, 1 super block (luva azul), 3 foguetes e por aí vai. Geralmente tem 1 ou 2 super pickups por pista, você só tem que descobrir a localização de cada um. A vantagem é que eles sempre ficam nos mesmos lugares... Exceto na pista Race of Ages.


O Drift e a Super Velocidade

Drift é o recurso mais importante para quem quer subir de dificuldade. Um jogador que não usa drift não passa da dificuldade Medium, pois os oponentes são muitos mais rápidos no Hard e Expert. Mas o jogo te obriga a fazer drift logo na 3ª fase do primeiro mundo, apesar de não dar pra entender direito a princípio... O segredo para o bom drift está no controle da aceleração e nas setas. 


Flip

Esse é mais um recurso que ajuda muito na velocidade. Para o Xbox se usa o analógico direito, provavelmente no PS3 também. No PC os comandos são personalizáveis e podem ser configurados pelo jogador. O esquema é o seguinte: Quando estiver caindo em outra parte da pista, use uma sequência de flips para formar boost. Assim você vai conseguir o Transform Boost se estiver passando por um portal de transformação, ou Multi-Flip/Multi-Roll. Lembrando que quanto mais você flipar, mais forte será seu boost... Mas se você flipar muito rápido seu personagem pode enjoar ou ficar tonto, isso faz você perder tempo. Uma dica importante: Não flipe muito perto do chão.


O Padrão curioso de Race of Ages (tópico especial)

Essa pista ganhou uma atenção especial pq, além de ela mudar em toda volta, não tem um mapa específico. Apesar disso, existe uma forma de controlar a pista a seu favor... se você estiver em 1º lugar é claro. 




















Observe que do lado direito (lado que eu to passando), está vindo um avião holográfico, e do lado esquerdo uma lancha. Se você passar pelo lado do avião, o próximo caminho que vier será no ar. Agora se passar pelo lado da lancha, o caminho seguinte será na água. Resumindo, você pode escolher o destino da pista... Mas só funciona para quem estiver em 1º lugar. Eu sempre escolho avião pq eu acho mais legal o caminho aéreo do que o aquático.

3 comentários:

• Não ofenda outros usuários;
• Se houver algum problema de Layout ou links, comente.