terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Entenda porquê GPU é mais sensível que CPU

CPU (Computer Processing Unit), a maioria dos interessados em informática já devem ter ouvido falar nessa sigla. CPU (processador) nada mais é que o cérebro do computador, todas as funções virtuais de um computador dependem do processador, inclusive algumas físicas, como por exemplo a abertura da unidade de CD/DVD, gravação de mídias, reconhecimento de dispositivo USB, entre outras. 

Mas é claro que uma peça tão importante deve ser resistente, então o processador é conhecido como a peça mais robusta do computador... Tanto que em caso de queima em série dos componentes, o CPU será o último, ao contrário do GPU.

O processador é revestido com uma capa (IHS - Integrated Heat Spreader ou Difusor Térmico Integrado) para proteger sua unidade principal, o que possibilita melhor durabilidade às condições climáticas... Exceto o calor, que sempre será o maior inimigo dos processadores. Existe um método para resolver problema de superaquecimento no processador chamado Lapping, que consiste em remover a capa de cima do processador e deixar a unidade exposta, aplicando a pasta térmica direto no núcleo. Se quiser saber mais, o procedimento é mostrado passo a passo no livro "Hardware Extremo - Volume 3".

Só que nem sempre o processador foi tão resistente, tanto que os processadores mais antigos como Intel Pentium III ou AMD Turion 64, não possuem IHS... O que os torna mais parecidos com os GPU de hoje.

















O GPU (Graphics Processing Unit) é como um segundo processador, mas dedicado à execução de imagens e animações. Toda placa mãe tem naturalmente um chipset gráfico (onboard), mas o processador e a placa mãe sozinhos muitas vezes não dão conta de aplicações mais pesadas, como a execução de jogos. O vídeo onboard não chega nem perto da eficácia do offboard (placa de vídeo), pois a placa mãe não tem um GPU integrado.
Nem todos os computadores tem placa de vídeo pq o PC não depende dela para funcionar... E também pq ela pode ser um artigo de luxo para alguns, apesar de existir uma enorme variedade de preços. 
Um GPU qualquer.
Na minha opinião, a placa de vídeo é indispensável em qualquer computador independente do usuário. Ela facilita a execução de vídeos, efeitos visuais de interface (como Aero Glass, transições em slides) e principalmente jogos, que é o maior motivo para se comprar uma placa de vídeo hoje em dia. Além disso, o GPU presente na placa ajuda a distribuir o processamento das tarefas do computador, evitando a sobrecarga do chipset onboard que implica em desgaste da placa mãe e superaquecimento. 
Lembrando que: O CPU e o GPU fazem um conjunto, então você não pode comprar uma GTX 960 para um processador Intel Celeron achando que assim vai poupar sua placa mãe, rsrs.

Ok, vamos ao X da questão: Pq o CPU é mais resistente?

Devemos medir suas diferenças estruturais. Abaixo uma tabela comparativa:
Obs: Os dados da tabela são baseados na configuração do meu PC e podem variar muito dependendo do hardware escolhido para a comparação. Mesmo assim há características que nunca mudam de um processador para o outro.
















As características que mais influenciam a resistência de um processador são as que ressaltam a física dele. Por exemplo: O CPU tem IHS e o GPU não, esse já é um ponto a mais para o CPU na questão de resistência... Pois o GPU não tendo IHS, terá o núcleo exposto e consequentemente será mais sensível. Só que o GPU aguenta mais calor do que o CPU... Porém ele ainda consome mais watts.


Resumindo:

O que faz o processador gráfico ser mais sensível que o processador central é a ausência do IHS (camada que protege o núcleo) e o consumo de watts. Você se pergunta: O que q tem a ver os watts? 
Uma peça que consome mais watts será mais suscetível à queima em casos de sobrecarga, pq o fornecimento maior de energia vai pra ela. Então se a fonte levar uma descarga elétrica, o primeiro lugar que esse exagero energético vai será aquele que mais consome, por isso o risco de queimar a placa de vídeo durante uma tempestade é maior do que de queimar o processador. 

Os CPUs em média consomem apenas 95 watts... Isso os mais potentes, como AMD FX-6300 (hexa core, socket AM3+), os mais fracos (dual core ou single core) podem consumir 65 watts ou menos, dependendo da marca (AMD ou Intel). Os Intel geralmente consomem mais energia do que os AMD, mas não vamos entrar em detalhes quanto ao negócio de AMD ou Intel para não dar discussão sobre desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Não ofenda outros usuários;
• Se houver algum problema de Layout ou links, comente.