sábado, 4 de abril de 2015

Superaquecimento na placa de vídeo - O que fazer?

Olá Gamers! Em primeiro lugar, uma feliz Páscoa para todos vocês!
...
Nesse feriado, o que mais além de chocolate não pode faltar?.. É claro que é o jogo. Mas o que fazer quando sua placa de vídeo novinha que veio com cooler e tudo está tendo problemas? Acredite, você não precisa ir na loja reclamar para ter mais dor de cabeça, você mesmo pode resolver o problema.

1º Quais são os sintomas de uma placa de vídeo superaquecida?

É muito fácil determinar quando uma placa de vídeo está numa temperatura muito alta. Você pode baixar o programa AIDA64 e deixá-lo aberto no modo Stability Test durante o jogo, ou apenas observar o comportamento da placa de vídeo.


Observe o gráfico acima, a linha verde representa a temperatura da placa de vídeo em C°.
Comprei uma placa de vídeo em março e ela estava apresentando problemas como: Depois de alguns minutos de jogo começar a dar defeitos no gráfico, como sombras ou reflexos incompletos, travamentos severos, ou mesmo... o jogo parar de funcionar. Em alguns casos também pode acontecer de a imagem ficar toda pixelada. Isso acontece quando a GPU (Graphics Processing Unit ou Processador Gráfico) da sua placa de vídeo está superaquecido. O calor e o pó são os maiores inimigos do computador, por isso devemos melhorar o sistema de refrigeração das peças e limpá-las de forma eficiente. 
↑ A minha placa de vídeo é uma GT 440 igual essa, que já veio com dissipador de calor e cooler, mas não estava sendo o suficiente pois eu tinha que deixar o gabinete aberto e com um ventilador ligado para conseguir jogar sem problemas.

Obs: Não me responsabilizo por possíveis danos ao Hardware do seu computador.

Vamos à prática

Você vai precisar de:

- Software AIDA64;
- Um pincel de tamanho médio, com cerdas macias e limpas;
- Cotonete;
- Uma solução térmica para processadores (pasta térmica);
- Álcool Isopropílico ou Isopropanol (não é aquele álcool de uso doméstico que se compra no mercado! Pesquise na internet que você vai encontrar em lojas de informática);
- Um pano liso, sem felpas;
- Chaves de precisão (dependendo do modelo da sua placa de vídeo... A minha precisa);
- Secador de cabelo.

Antes de qualquer coisa, faça uma avaliação com o programa para ver como está a situação. Abra o AIDA64 e clique no ícone do monitor (System Stability Test).




























Vai abrir uma nova janela com o monitoramento do sistema, mas ele virá desconfigurado para você. Então clique em Preferences.





























Agora vai abrir outra guia. Você só precisa escolher a cor que quiser, clicar na caixa e selecionar GPU Diode para mostrar a temperatura da placa de vídeo. Mexa também no Max. value (se quiser), coloque 90 para facilitar na visualização. Isso significa que o limite do gráfico será de 90°C. É só dar OK depois.
Eu escolhi verde para representar a placa de vídeo no gráfico.






























Desassinale todas as outras opções e deixe só a GPU Diode, para mostrar apenas a temperatura da placa de vídeo, ou se quiser deixe a do processador também.


































Abra o seu jogo e deixe monitorando. Jogue por uns 15 minutos depois feche, veja o resultado e clique em Save. Se a temperatura da sua placa de vídeo chegou no topo do gráfico, perto dos 80°C... é superaquecimento. O meu resultado foi:
74°C, dá pra fritar um bife nessa placa de vídeo rsrs



































O meu caso foi confirmado, realmente é superaquecimento, mas então o que fazer?
Acredite, é simples, você só vai ter que dedicar um pouco de tempo à esse trabalho.
Primeiro desligue o computador da tomada e desconecte os cabos. Coloque o seu PC sobre uma mesa devidamente organizada e limpa. Abra a tampa lateral, e tire a placa de vídeo. Por favor, não puxe com força e nem coloque os dedos nos contatos, isso pode piorar a situação. Primeiro desparafuse a placa do gabinete e em seguida tente desconectar um lado (o lado direito, o que tem o dissipador de calor e o cooler), depois o outro (lado esquerdo, o que tem a entrada para o monitor). Se foi você quem instalou a placa de vídeo no computador, com certeza sabe como desinstalar.
Feito isso, coloque com cuidado a placa sobre a mesa e vire com o lado do cooler para baixo. 
Parafusos do dissipador de calor, destacados em vermelho.

Procure os parafusos... Embaixo dela estão os parafusos que seguram o dissipador de calor, você deve tirá-los para conseguir remover o dissipador... Cuidado para não perder nenhum parafuso!
 Com o dissipador já solto da placa de vídeo, o cooler ainda está preso nele, então agora você vai ter que desparafusar o cooler de cima do dissipador para conseguir limpá-lo. Os parafusos do cooler vão estar entre as hélices, presos em cima do dissipador. Tirando-os, você vai conseguir desprender o cooler. Não é necessário desconectar o cooler da placa de vídeo, (no meu caso eu não consegui pq a entrada estava muito dura, rs)... Só não deixe o cooler pendurado para não ter o risco de quebrar o fio!

 Pegue o dissipador solto e cheque se não há nenhum fio ou coisa do tipo, (agora é a parte legal). Sem medo, você vai pegar esse dissipador de calor, separado do cooler e lavar com água e detergente para tirar toda a sujeira que está entre as fendas, use uma esponja de louça do lado amarelo. Não se preocupe em não conseguir meter a esponja nas fendas, a água já vai levar toda a sujeira embora.
 Não tem como secar um dissipador de calor com um pano pq ele é cheio de fendas estreitas, então você vai usar um secador de cabelo.
Você pode fazer isso com qualquer dissipador de calor, inclusive o do CPU.
 Longe da sua placa de vídeo, utilize um secador de cabelo na regulagem média de temperatura e seque o dissipador de calor. Pode colocá-lo sobre um pano e secar em cima da cama, como eu fiz. Ele vai ficar bem quente, então evite colocar a mão para não se queimar.
 Com o dissipador já sequinho, deixe-o, pois agora é a parte de limpar o cooler.
Você vai usar o pincel com as cerdas úmidas de Álcool Isopropílico. Pegue o frasco de álcool e vire um pouco nas cerdas do pincel... Não faça isso perto de algum componente do computador pq tem o risco de molhar! 
 Passe o pincel nas hélices do cooler para tirar todo o pó acumulado, principalmente nas extremidades. Se o seu cooler estiver muito sujo, pode usar um cotonete molhado com álcool isopropílico também. 
Quando terminar de limpar o cooler, veja o que tinha embaixo do dissipador de calor e do cooler: 
Esse é o GPU da minha placa de vídeo depois de limpo. Eu preferi usar o cotonete.
 Muito provavelmente o seu GPU está cheio de uma pasta azul acinzentada em volta, que parece uma cola. Essa é a pasta térmica que veio de fábrica. O GPU pode estar sofrendo de superaquecimento pq a pasta não foi colocada de forma correta, ou está seca por causa de muito tempo. O principal sinal de que está na hora de trocar a pasta térmica é quando acumula pasta ao redor do GPU e no topo já não tem mais... Isso aconteceu pq a pasta derreteu com o tempo. Tenha cuidado redobrado com essa peça tão delicada! 
 Agora é a parte que o pano ou o cotonete entra em ação. Tem como limpar o GPU com cotonete molhado de álcool isopropílico, mas deve ser bem de leve pra não enganchar fibra de algodão nas pecinhas que ficam ao redor do processador. 
Se preferir usar o pano, você não vai conseguir tirar isso com o pano seco, então coloque um pouco de álcool isopropílico no pano e esfregue de leve, como se estivesse limpando um CD. Não use nenhum tipo de objeto pontiagudo ou afiado para tirar a pasta, mesmo se ela estiver seca, pq isso pode causar danos irreversíveis na sua placa de vídeo! Prefira deixar o circuito meio manchado de pasta seca do que tornar sua placa de vídeo inutilizável. Tenha paciência para remover tudo com o pano molhado com o álcool (pode usar cotonete também, desde que não force nas extremidades entre o processador e a placa). 
 Com o GPU completamente limpo, use a nova pasta térmica. Se ele estiver um pouco molhado do álcool isopropílico, deixe secar naturalmente e depois aplique a pasta térmica. Não espalhe a pasta de forma que a camada fique muito fina, pois não terá eficácia! Só não exagere... deve ser na medida certa. Pegue um pouco e dedilhe sobre o processador. Ele deve ficar como se tivesse com um pingo de cobertura de glacê por cima.  
Agora, parafuse o cooler em cima do dissipador de calor (eu tive um pouco de trabalho para fazer isso por causa das hélices). Certifique-se de que está bem fixo em cima do dissipador, e que o fio do cooler está encaixado em alguma fenda para não atrapalhar. Se quiser, pode pegar um pouco da pasta e dedilhar embaixo do dissipador de calor, na região que vai ficar em contato com o GPU.
Depois certifique-se de que o dissipador está frio, se não, deixe-o esfriar até temperatura ambiente pois o choque térmico pode estragar o GPU... Agora é só parafusar o dissipador e pronto! Só não aperte muito o parafuso para não espanar. Já dei manutenção na placa de vídeo tantas vezes que num dia que eu não tava muito bem humorada, eu apertei muito o parafuso de um lado e espanei... Mas por sorte foi só de um lado. Hoje eu tenho cuidado redobrado com o parafuso do dissipador, ainda mais que são só 2.

Com a manutenção terminada, instale a placa de vídeo no PC novamente e teste a temperatura com o AIDA64 durante o jogo.

O meu resultado foi esse:
É bastante diferença de 74°C para 52°C, a manutenção foi realmente eficiente.


































Obs: O mesmo procedimento pode ser feito com o processador, se estiver esquentando muito também.
Espero ter ajudado, divirta-se durante esse feriado!

3 comentários:

  1. Colocar chocolate no lugar da pasta térmica tmb é uma boa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk ia ficar um processador bem recheado

      Excluir
    2. Kkkkk, boa.
      Não sei se você já fez isso, mas hipoglós se mostra mais eficiente do que muita pasta térmica baratinha, embora não tenha um cheiro tão agradável quanto ao do chocolate.

      Excluir

• Não ofenda outros usuários;
• Se houver algum problema de Layout ou links, comente.